Breaking News
recent

FILMES PARA AQUECER O CORAÇÃO

Quem não adora um filme água com açúcar? Filmes tão doces que dá sede só de pensar. Alguns são muito bem humorados e nos surpreendem com doses medidas de drama e sensibilidade sem cair no dramalhão desnecessário. Outros para contar uma história de amor, mergulham no íntimo de seus protagonistas que encontram a si mesmos para enfim, encontrar o outro. Há aqueles que contam lindas histórias sobre amizade. Filmes assim tocam nossa sensibilidade, mas também nos fazem rir para lembrar que nem tudo precisa ser levado tão a sério assim. Para rir e chorar!

Atenção: Contém spoilers!


Um beijo roubado (My blueberry nights, Hong Kong/China/França, 2007), de Wong Kar-wai

"Como dizer adeus a uma pessoa que nunca imaginou viver sem? ... eu não disse adeus... eu não disse nada! Eu me afastei! Eu atravessei a rua e naquele dia escolhi o caminho mais longo!"

Este é um filme cheio de doçura e simpatia, sobre relacionamentos fracassados e sobre está preparado para dividir a si mesmo com o outro. Através de belas imagens, somos transportados para a viagem interior da ingênua Elizabeth (Norah Jones), que acaba de sair de um relacionamento e se sente atraída por Jeremy (Jude Law), dono de um bar no qual frequenta. Desiludida com o amor, decide largar tudo e cair na estrada, enquanto Jeremy espera por ela. É um filme bonitinho!


Onde encontrar: Em qualquer locadora, disponível em DVD e para download.


A casa do lago (The Lake House, 2006), de Alejandro Agresti

“O único homem com quem nunca vou me encontrar. Para ele, eu entregaria meu coração.”

Para começar, em que mundo uma mulher lindíssima como Sandra Bulock, ainda por cima médica pode ser uma solteirona solitária, mas pelo prazer de apreciar cinema e ver uma boa história de amor ser contada, a gente acredita! A casa do lago é para chorar, por isso preparem os lenços! Toda vez que assisto novamente a esse filme me emociona mais, suas qualidades não se esgotam, tudo depende do seu estado de espírito no momento de ver o filme. Recomendável para os apaixonados, para aqueles que querem ficar juntos apesar dos obstáculos e para aqueles que estão solteiros também.

Esse filme foi sucesso de público e crítica e é também o filme do casal mais perfeito do cinema que se encontram novamente passados doze anos do sucesso de speed (Velocidade Máxima). Só que agora não tem ônibus nenhum, muito menos bomba, o que se tem é uma linda casa do lago e muitas, muitas cartas.


A história? Um casal separado pelo espaço de dois anos que possuem em comum o fato de terem morado na mesma casa, uma casa no lago, conseguem se comunicar de forma misteriosa através de uma caixa de correio. Kate Forster, uma médica solitária que vive em Chicago, está em 2006. Alex Wyler é um arquiteto que está em 2004. Através das cartas, os dois dividem suas vidas e logo se apaixonam. O tempo é o maior obstáculo que separa duas pessoas que querem realmente ficar juntas, pois foram feitas uma para a outra. A trilha sonora é coisa mais linda, It´s too late, de Carole King (um clássico) fala sobre o tempo. Será que é mesmo tarde para os dois? Ou como em Persuasão,de Jane Austen, eles podem finalmente se encontrar? Como dizem, nunca é tarde para o amor!


Onde encontrar: Esse filme é fácil de ser encontrado em qualquer locadora, é um daqueles DVDs que valem a pena ter na estante, para curtir sempre que possível.


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin D’Amélie Poulain, 2001), de Jean-Pierre Jeunet


"Então, minha querida Amélie,
você não tem ossos de vidro.
Pode suportar os baques da vida.
Se deixar passar essa chance, então,
com o tempo seu coração ficará tão seco e quebradiço quanto meu esqueleto.
Então, vá em frente, pelo amor de Deus."

Filme para menina que encanta também os meninos, Amélie é um filme francês que revolucionou com sua linguagem. De maneira peculiar, Jeunet conta a história dessa jovem estranha e sonhadora que tenta descobrir o que quer da vida. Quando Poulain encontra uma caixinha de objetos perdida há muito tempo decide devolvê-la ao seu dono e ganha um novo propósito na vida: ajudar as pessoas a conseguir o que querem. O problema é que nem todo mundo sabe o que quer, muito menos Amélie (Andreu Toutou), “todos tem o direito inalienável de desperdiçar a própria vida.” Será que ela conseguirá enfim aquilo que a fará feliz?



Onde encontrar: Fácil de encontrar, disponível em DVD e para download.


Enquanto você dormia
(While You Were Sleeping, 1995), de Jon Turteltaub

Sandra Bulock, queridinha da América, é a estrela desse encantador filme de 1996 amado por dez entre dez pessoas que o viram. Lucy E. Moderatz (Bulock) é uma jovem funcionária do metrô de Chicago, sozinha desde a morte do pai, ela se apaixona por Peter Callaghan (Peter Gallagher), um passageiro habitual do metrô que nem sabe que ela existe. (Já se apaixonou por alguém com quem nunca falou?). Um dia, Peter é assaltado e cai nos trilhos, heroicamente, Lucy salva a vida de Peter que fica em coma. Numa dessas coisas típicas de comédias românticas, Lucy é confundida com a noiva de Peter e não consegue desfazer a confusão, principalmente depois de se envolver com a família Callaghan. Assim, aproxima-se do irmão de Peter, Jack (Bill Pullman) que desconfia que há alguma coisa estranha com o noivado de Lucy e Peter. Inevitavelmente, os dois se apaixonam. Como diz Lucy: “Uma vez, Peter me perguntou quando me apaixonei por Jack. Eu respondi:- foi enquanto você dormia.”
Uma das melhores comédias românticas já feitas, obrigatória para fãs do gênero.



Onde encontrar: Em alguma locadora, o DVD está disponível no Brasil, assim como também em download e nas tardes da globo.


Benny e Joon – Corações em conflito (Benny & Joon, 1993)

Uma história de amor incomum, “Benny e Joon” é um daqueles filmes que além de fazer rir, emociona. Benjamin "Benny" Pearl (Aidan Quinn) é um mecânico que cuida da sua irmã, Juniper "Joon" Pearl (Mary Stuart Masterson). Joon, tem problemas mentais possivelmente decorrente do trauma da morte dos pais, ocasião em que ela era pequena. Seu irmão a protege desde então, abdicando até mesmo de ter sua própria família. Diante dos surtos de Joon, Benny se ver diante do dilema de mandá-la para uma instituição para pessoas com problemas mentais. As coisas mudam quando Joon perde uma aposta e tem que cuidar de Sam (Johnny Depp), um jovem estranho, mas com muito talento. Stuart Masterson e Depp formaram uma linda dupla, ganhando até prêmios com a parceria, os dois dão o tom certo aos personagens, dando veracidade a relação. Em nenhum momento, Sam tem dúvidas de seu amor por Joon, é Benny que tem problemas em deixar com que sua irmã tenha, enfim, uma vida.


Onde encontrar: Infelizmente, não existe o DVD desse filme no Brasil. É possível encontrar para download em inglês com legendas.


Edward, mãos de tesoura (Edward scissorhands, 1990), de Tim Burton

Esse clássico de Tim Burton é um conto de fadas contemporâneo. Quem nunca viu ou ouviu falar sobre o homem com mãos de tesoura? Edward (Johnny Depp) foi criado para aplacar a solidão de seu criador, mas quando este morre deixando Edward incompleto (faltam as mãos humanas) é Edward que fica sozinho. Descoberto por Peg (Diane West), ele é levado a viver com sua família. É lá que conhece Kim (Winona Ryder) por quem se apaixona. De início, Edward é uma espécie de atração para a vizinhança hipócrita de Peg, mas logo eles se revoltam contra ele. É a metáfora sobre o medo que as pessoas tem do que é diferente, como vemos no filme, as casas são todas iguais. Edward é o elemento diferente que vem mexer com a “normalidade das coisas”.


Onde encontrar: Disponível em Dvd e para download.


Tomates verdes fritos (Fried Green tomatoes, 1990), de Jon Avnet

“O coração continua a bater igual mesmo que esteja partido”.
Baseado no romance Tomates verdes fritos no café da Parada do Apito de Fannie Flagg, o filme de Jon Avnet consegue passar para a tela toda a sensibilidade do livro de Flagg. É um daqueles filmes que prende você até o fim apesar das suas duas horas de duração que se escorrem sem você perceber. Tudo começa quando Evelyn (Kate Bates), uma dona de casa infeliz com a vida, conhece a velha senhora Ninny Threadgoode (Jessica Tandy) numa Casa de Repouso, ela acabam construindo um grande laço de amizade enquanto Ninny narra a história de duas jovens, a rebelde Idgie Threadgoode (Mary Stuart Masterson) e a doce e sensível Ruth Jamison (Mary-Lousie Parker) donas do Café da Parada do Apito, onde servem Tomates Verdes Fritos.
Tomates... é um lindo filme que emociona até a raiz dos cabelos, e mais uma vez preparem as lágrimas.




Onde encontrar: Fácil de ser encontrado, disponível em DVD (em inglês com legendas) e para download. Na TV aberta costuma passar na Rede Bandeirantes.


Amigas para sempre (Beaches, 1988), de Garry Marshall

Esse filme é uma história de amor. Mas não o amor romântico, trata-se do amor entre verdadeiros amigos. Beaches (praias no original) conta uma história cativante sobre duas amigas que se conhecem um dia numa praia quando são ainda crianças e passam anos se correspondendo, o reencontro entre as duas dá-se muitos anos depois. Não poderiam existir pessoas mais diferentes do que CC Bloom (Bette Midler), uma aspirante a cantora e atriz que não tem onde cair morta, e Hillary W. Essex (Barbara Hershey), uma advogada e herdeira de uma grande fortuna. Depois de se formar, Hillary, que se sente pressionada a ser exatamente o que seu pai quer que ela seja, larga tudo e vai morar com CC, lá elas dividem amores e fracassos. A amizade entre ambas sobrevive apesar de brigas e traições.
Bette Midler está demais, fazendo o que sabe melhor, que é cantar e fazer rir muito. Apesar de ser um filme muito divertido, preparem as lágrimas ao ouvir Wind beneath my wings no final do filme.
Curiosidade: Mayim Bialik, a Blossom do seriado dos anos 90, interpreta a jovem CC e está hilária.


Onde encontrar: Embora exista em DVD no Brasil é um pouco difícil de ser encontrado nas locadoras, embora esteja disponível para download.


Harry e Sally – Feitos um para o outro (When Harry met Sally, 1988), de Rob Reiner
“Espirituoso, cheio de estilo e inteligência” (Los Angeles Times)

Uma história sobre amizade e amor e amizade que se transforma em amor. Será que um homem e uma mulher podem realmente ser amigos sem envolver sexo no meio?
Harry (Billy Crystal) e Sally (Meg Ryan, lindíssima com seu penteado anos 80) decidem tentar após passarem por desilusões amorosas, os dois passam a dividir tudo, uma verdadeira amizade na qual ambos estão totalmente à vontade para ser eles mesmo e falarem de seus relacionamentos amorosos e aventuras sexuais. Na cena mais famosa do filme, Sally finge um orgasmo no meio de um restaurante em frente a todo mundo só para provar a Harry que as mulheres podem facilmente fingir orgasmos com ele. O desfecho é o mais óbvio possível, mesmo assim é impossível não torcer por esses dois.

Pai da comédia romântica contemporânea, Harry & Sally gerou muitas cópias. Foi sucesso inconfundível no final dos anos 80 e ainda é um filme obrigatório para os cinéfilos de plantão mesmo para aqueles que preferem filmes mais cultos. Com roteiro ágil e ótimas performances de Ryan e Crystal.


Onde encontrar: Disponível em DVD no Brasil, costuma passar na TV aberta na Rede Record.

Fotos: Divulgação. Warner Bros Pictures, Buena Vista Pictures, 20 Century Fox, MGM


Primeiro post de 2011!

Quando ia publicar essa postagem no blog, me dei conta que ela seria a primeira de 2011! Óbvio que isso não seria grande coisa, mas não posso esquecer àquilo que todos desejam para um novo ano. Um ano novo sempre traz consigo expectativas e muitos fazem suas promessas de mudança mesmo que o último dia de dezembro seja sempre igual ao primeiro de janeiro. De qualquer maneira, um ano nos fascina pelo fato de ser novo, ele ainda não foi usado e pode ser nosso, podemos fazer planos para ele. Enfim, vamos usá-lo até ele ficar velho e aí vamos querer um ano novinho em folha para renovar também nossas expectativas e criar novos sonhos de consumo (não apenas consumo material).
Também tenho minhas esperanças para esse novo ano, afinal ainda estou viva e enquanto isso se manter vou continuar compartilhando sonhos e ideias com meus semelhantes.

Portanto, que venha o caos...

S. Bruna F. Rios, Sobral jan/2011
Bruna Rios

Bruna Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.